
O coronel Marcelo de Menezes Nogueira foi escolhido para o cargo de secretário da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A escolha foi feita pelo governador Cláudio Castro, na manhã desta quinta-feira (18), em uma reunião com Victor Santos, secretário de Segurança Pública do Rio. A oficialização da nomeação está prevista para ser publicada em uma edição extra do Diário Oficial.
Na última semana, Victor Santos, secretário de Segurança Pública, solicitou a demissão do coronel Luiz Henrique Marinho Pires, que estava no posto desde agosto de 2021. Para seu lugar, o coronel Marcelo de Menezes Nogueira foi um dos principais indicados.
O coronel Nogueira, que tem 52 anos e uma carreira de 34 anos na instituição, liderou em 2021 o Comando de Polícia Especializada (CPE) no Rio de Janeiro. Este comando abrange várias unidades significativas da corporação, incluindo o Batalhão de Polícia Rodoviária, Batalhão Especial Prisional, Batalhão de Polícia Turística, bem como o Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão.